sexta-feira, 3 de agosto de 2007

A propósito de um artigo de Mauro Santayana

Destaque para o:


"Há duas coisas que explicam a histeria de certos círculos da oposição. Uma delas - a principal - é o êxito da política econômica. "

Parece briga de aleijado em porta de igreja. O que espanta é a mediocridade. Êxito da política econômica???? Barriga cheia??? Onde vivem esses petistas, meu Deus??

Pensei que uma nação fosse mais que comida, dinheirinho. A felicidade dos petistas em dar esmolas é um acinte, especialmente quando lembramos que era esse gente que estufava o peito para falar em democracia, autonomia, liberdade, ética. Esmola que é a bolsa família, esmola que é a educação pública, a saúde em ruínas, todas acompanhadas de uma manipulação mesquinha que se faz isso a favor do pobre, quando na verdade o petista luta é a favor da pobreza, quer vê-la ali domesticada, servil, contente com as migalhas que o só o lulismo pode distribuir.

Eu, particularmente, sempre senti constrangimento, vergonha de ter o que comer e dormir enquanto um homem é humilhado pela falta de recursos. E essa é uma moral católica, que os anticlericais, os louvadores do mercado, os neoliberais e agora os petistas de todas as formações denunciam como atrasada para justificar a razão de não fazerem nada para acabar com isso, com esse regime usurário que tomou conta do Brasil onde se ganha quem tem, onde a exploração do trabalho virou regra e as oportunidades se distribuem de acordo com a cor da pele, o gênero, a origem familiar e a carteirinha de um partido.

Não vejo mérito na injustiça, na distribuição de renda desse país, na riqueza com a qual se contemplam os banqueiros, os políticos profissionais, os ex-sindicalistas, os pastores evangélicos. O mérito deles é deles, mas a riqueza que têm não serve para nada, não cria nada, a não ser coisas ruins ou feias ou injustas. Me fazem lembrar alguns prefeitos corruptos do interior que, na década de oitenta, encantados com o dinheiro fácil, compravam uma F-1000, um apartamento em Salvador e várias putas. Nada faziam pela municipalidade e, alguns anos depois, se perdiam as eleições, estavam todos pobres, abandonados por suas famílias, ridicularizados por onde passavam.

O poder do Lula vai passar. E não vai demorar para se ver o Lula com a cara barbada cheia de escarros, cuspes e vômitos por onde passe, assim como ocorre com os ACMs, os Luiz Estêvão, os Jáders da vida.

Os petistas são os novos malufistas, os novos carlistas, os verdadeiros direitistas. São os filhos do Golbery, de fato.

Esmolés, assim falávamos dos miseráveis perambulando nas feiras de Central. Esse argumentos do Mauro Santayana são de um esmolé moral. Não sou definitivamente um animal lulista e principalmente maurosantayanista.... mas lá vou eu falar de valores: coragem, ética, criatividade, arte, prazer, invenção.

Entre Hitler, com o seu sucesso econômico, e Itamar Franco com a atriz sem calcinha ao seu lado, fico com o último, lamentando essa bajulação fácil ao Lula, uma figura torpe não pelo erros que demonstra, mas pelos valores que carrega consigo.

Portanto, Vade Retro, Lula!!!!

Nenhum comentário: