quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Simone Iwasso, o máximo

Uma repórter com um post desses é brilhante. Orgulho do jornalismo. Espero que aproveitem tanto quanto eu, por isso reproduzo na íntegra, com todos os links.

"Tem gente que chama de jornalismo literário, outros preferem jornalismo narrativo, na prática tudo acaba sendo resumido como matéria especial. Em inglês, a referência ainda é new jornalism e na américa hispânica, cronicas periodisticas. Mas isso é o que menos importa. O bacana, para quem ainda acha que jornalismo tem esperança e pode ser bem feito, é que existem algumas revistas inspiradíssimas que propagam boas reportagens escritas maravilhosamente bem por pessoas que sabem o que estão fazendo. E, a vantagem para nós, é que pelo menos algumas delas têm parte de seu conteúdo acessível online. Além da clássica New Yorker, referência em todo o mundo, na América Latina existe a Etiqueta Negra, uma revista mensal editada no Peru com textos de colaboradores que incluem tipos como Gay Talese, Eduardo Galeano, Ryszard Kapuscinski, John Lee Anderson, entre vários outros. A revista chama atenção pela qualidade do texto, pela criatividade nas histórias (cada edição é temática e gira em torno de um assunto), pela ousadia nas abordagens e também pelo cuidado gráfico. O triste é que não chega aqui no Brasil. Também entre os hermanos, na Colômbia é editada El Malpensante, outra experiência bem boa, mas que infelizmente não libera os textos na internet. No Chile, uma outra proposta, que mistura num formato pasquim putaria com grandes reportagens investigativas é The Clinic, que começou quase como um fanzine distribuído na época em que Pinochet estava internado na Europa. Atualmente, é uma publicação quinzenal que ganhou respeito e credibilidade, sem deixar de ser engraçada e com cara de feita quase artesanalmente. Pena que não temos nada do tipo por aqui - quem sabe, talvez, um dia, a Piauí."

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcone, me sinto honrada com o elogio ao post, para dizer o mínimo. Fico feliz que você tenha gostado. Obrigada pela visita! Um beijo