terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"MARKETING DE GRANDE SEMEADURA" E A MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL NO CHILE!

1. Alexandre Abdo, cientista molecular da USP, em estudos articulados com a Universidade da Columbia, EUA, sobre redes complexas e dinâmica das influências sociais. Duncan Watts e Jonah Peretti, veterano de campanhas boca a boca pela internet, trabalharam em uma alternativa a esse tipo de propaganda. Apelidada de "big seed marketing" [marketing de grande semeadura] e com foco em pessoas comuns, ignorando hipotéticos influenciadores, a ideia consiste em utilizar meios de comunicação de massa (TV), para atrair um número grande de participantes quaisquer e então incentivá-los a passar a mensagem adiante, o que a internet torna muito barato. As implementações dessa estratégia por Peretti geraram retornos robustos de duas a quatro vezes a audiência inicial pela qual se pagou -um bom negócio, deixando para trás a ideia de conquistar o mundo com influenciadores (formadores de opinião).

2. As multitudinárias mobilizações dos estudantes no Chile são um caso de 'marketing de grande semeadura'. A TV chilena lançou uma série-novela, uns dois meses atrás, com capítulos semanais, tratando dos anos de chumbo do período Pinochet: "Os Arquivos do Cardeal". A série faz memória das histórias de buscas de corpos de desaparecidos mortos pela ditadura chilena, através de iniciativas pessoais apoiadas pela Igreja. Simultaneamente, e por coincidência, os levantamentos das vítimas da ditadura Pinochet ganharam destaque com a inclusão de casos de 40 mil pessoas prejudicadas, fora da lista dos 3.500 mortos ou desaparecidos e outro tanto de torturados.

3. Sem que isso tenha sido planejado, o fato é que a série-novela e os resultados dos levantamentos divulgados pela TV chilena produziram um enorme alcance. A mobilização dos estudantes através de redes sociais gerou a semeadura e a mobilização, o que acabou atraindo as ruas não só estudantes.

4. A sinergia entre Meios de Comunicação de Massa (série TV + relatórios dos vitimados), e a mobilização dos estudantes via redes sociais, produziu um caso de "big seed marketing" -marketing de grande semeadura. Com as mobilizações em diversos países através das redes sociais e eventuais e espontâneas convergências com a TV, se vai criando situações de marketing de grande semeadura com um grande efeito multiplicador e sinérgico.

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